terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mitos e Verdades sobre os Queijos

O queijo tem mais cálcio que o leite

Verdade: Os queijos fazem parte dos derivados do leite. Contêm proteínas, vitaminas D, A, b12, b2, ferro e potássio, entre outros nutrientes. Além disso, são riquíssimos em cálcio, diz Valéria Goulart, nutricionista de São Paulo. “Para produzir um quilo de queijo, são necessários 10 litros de leite. Portanto, o queijo possui, em média, de 4 a 8 vezes a quantidade de cálcio existente no leite”.


Queijo amarelo é muito mais calórico

Mito:
Dependendo do queijo amarelo, a diferença de calorias não é tão significante e por vezes é até menor. O teor de gordura saturada nos queijos varia muito de um tipo para o outro, segundo Valéria. “Existem queijos amarelos com teor de gordura igual ou menor que os brancos. A diferença entre eles é que os brancos são frescos e tem muita humidade. A sua cor não quer dizer excesso de gordura, pois muitos deles tem uma quantidade pequena de gordura, mas foram corados para dar a cor característica”.


É preciso ter cuidado com o colesterol

Verdade: O queijo é de origem animal, portanto tem a gordura saturada. “Por isso, não devemos consumir em excesso, para evitar aumento do colesterol. Existem queijos que possuem apenas 4% de gordura total, como o cottage e a ricota”.


Queijo embolorado nem sempre está estragado

Verdade: Existem três tipos de queijos com bolor: queijos de casca lavada, azuis e curados moles. “Se um queijo estiver embolorado, não quer dizer que ele está estragado, pois alguns queijos como o gorgonzola, camembert e roquefort (queijos do leite de cabras e ovelhas), têm o sabor característico devido o bolor dos fungos”, explica a nutróloga.

Mas ela faz um alerta: “Estes bolores são diferentes daqueles de um queijo estragado. Existem alguns tipos de fungos que produz a citrinina, que é uma toxina que ataca o fígado e é prejudicial para o nosso corpo. Portanto, cuidado em comer queijo estragado a pensar que se está a comer um queijo com fungos amigos da saúde”.

2 comentários:

  1. Prezados senhores,
    há possibilidade de conseguir rótulos e etiquetas de queijo para coleção?
    Milena Bodmer
    Rua Conde de bonfim, 22/COB 02
    20520-053 Rio de Janeiro - RJ
    milenium@infolink.com.br

    ResponderEliminar
  2. Da Covilhã foram buscar dicas sobre queijo ao brasil! Nós temos uma longa tradição queijeira.
    Acho que ficava mais bem informada se as pedisse ai na zona da Covilhã.Já agora, nas nossas raças de animais, que os brasileiros não conhecem nem dão valor e pelos vistos vocês também não, não e preciso 10l de leite para fazer 1k de queijo, nós temos raças que com 5l de leite fazemos um 1k de queijo. Ex: Bordaleira serra da estrela.
    Se tiver dúvidas pergunte na fábrica de queijo da Damar.

    ResponderEliminar