terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Visita à fábrica de Queijos DAMAR

No dia 20 de Janeiro o nosso grupo de área de Projecto, deslocou-se até à zona industrial do Fundão para visitar a Produtora de Queijos lda, DAMAR, com o objectivo de realizar uma pesquisa de campo.
A fábrica dedica-se à produção de queijo artesanal, utilizando leite cru e coagulantes naturais vegetais ou animais, consoante o tipo de queijo.
Ao chegarmos à fábrica fomos recebidas pela Sra. Adriana Amarelo, que logo se disponibilizou em fazer-nos uma visita guiada pelas instalações e explicar-nos todos os passos do processo de elaboração do queijo. Primeiramente foram-nos fornecidos equipamentos de protecção para impedir a contaminação do produto e do local, assim como para nossa própria segurança.


Já prontas, fomos encaminhadas para a sala da recepção do leite onde se inicia todo o processo. Através de camiões cisterna, chega á fabrica o leite cru proveniente de produtores regionais. Nesta sala, o leite é armazenado em tanques de refrigeração onde este é submetido a uma temperatura variável entre 4 e 6ºC durante a noite. A fábrica exige apenas aos produtores que o leite tenha uma classificação sanitária superior a 3 sendo assim isento de várias doenças como a brucelose. Não interferem com os procedimentos de obtenção do leite de cada produtor, nem com a alimentação do gado, apesar de darem muitas vezes acções de formação aos produtores com o intuito de orientá-los a melhorar a qualidade do leite.



Pela manhã seguinte à recepção do leite, que é feita à noite, e após a sua refrigeração, este é encaminhado para a sala de cubas, onde nos dirigimos de seguida. Aí, encontravam-se duas cubas, cuja função alterna durante a produção do dia: enquanto uma é utilizada para a coagulação do leite, através do seu aquecimento por um permutador, pela adição de coalho (no caso do leite de ovelha) ou pela adição de cardo (no caso do leite de cabra), estando o leite em repouso, a outra serve para mexer o leite de forma a que se diferencie o soro da coalhada. Quando lá chegamos, o leite em tratamento era leite de ovelha aquecido a 29ºC para produzirem Merendeira, um tipo de queijo.


Após esta fase, todo o produto resultante é encaminhado para a sala de produção através de quatro tubos. Nesta sala, encontramos uma máquina que tinha um circuito circular.

Primeiramente, o soro é separado da coalhada nos tubos encaminhando-se para uma sala adjacente onde se dá a laboração do requeijão e da travia, submetendo o soro a 90ºC na panela de requeijão. Por sua vez, a coalhada é depositada em campânulas que são depois submetidas a uma ligeira pressão para libertar o resto de soro ainda existente e são depois dirigidas à prensa. Esta tem um peso de 6kg e submete a coalhada a uma pressão constante durante aproximadamente 2 horas. Ultrapassado este processo, as campânulas vão ser lavadas no túnel de lavagem para serem utilizadas num novo ciclo enquanto que os queijos vão ser lavados e salgados pelas operárias.




Posteriormente, vai se dar início a uma nova fase crucial na produção de queijo: a maturação. Primeiro, o queijo é armazenado durante aproximadamente 8 dias numa sala com grande humidade e baixa temperatura, de forma a que, durante a libertação dos restos de soro que o queijo ainda possui, este não perca muito peso pela perda de água e para que a sua massa adquira uma textura macia. Numa segunda fase, os queijos são transportados para uma outra sala onde a temperatura apresenta valores ainda mais baixos e a humidade valores ainda mais elevados.




Ali os queijos são depositados em cima de tábuas revestidas por um pano para facilitar a circulação de ar, ficando assim imunes à contaminação por microorganismos.



Durante esta fase os queijos são virados e é-lhes mudada a fita ("mudar o rabinho ao queijo") frequentemente. Os queijos ficam nesta sala durante cerca de 3 semanas, daí que se possam encontrar queijos em diferentes estados de maturação.


15 comentários:

  1. Srs. Somos produtores de corantes de urucum em boas concentrações.
    E possível elaborar um premix de coalho e corante¿
    Vou usar menos de 1% de corante.
    Gratos pela atenção.
    Claudeci-Decio

    ResponderEliminar
  2. Que tipo de queijos fabricam?? qual leite?? de vaca? ou cabra???
    grato. Luiz Mauro ( Queijeiro Profissional) e-mail: luizqueijeiro@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. qual tipo de coalho vcs usam para e de vaca ????????klebim queijeiro proficional...

    ResponderEliminar
  4. Caro fabricante.

    Boa tarde

    Tenho conhecimento em todo o Nordeste tanto no pequeno e médio varejo, como nos grande Distribuidores.
    Esse trabalho poderá ser realizado conforme políticas definidas pela sua empresa sejam atuando nos pequenos e médios varejos através dos Distribuidores exclusivos, ou também com venda direta as grandes redes locais e nacionais da nossa região.
    Quero ressaltar que esses trabalhos serão realizados nos Distribuidores com treinamentos e acompanhamento das equipes de vendas no campo. Positivando e garantindo melhores resultados. Nas redes medias e grandes serão definidas conforme política comercial da sua empresa.
    Coloco-me a disposição, caso tenha interesse em nosso trabalho de representá-los em nossa região.

    Atenciosamente,
    Ronaldo Lyra

    ResponderEliminar
  5. ola boa noite.Estou indo trabalhar no estado de sp no mes de maio e gostari muito de fazer um estagio pois sou quejeiro a nove anos trabalhando apenas com leite cru nao conheço ninguem da area de latcineo ai se alguem poder mim ajuda ficarei muito agradecidonao tenho dispon ibilidade para trabalhar em fazenda.

    email.bispoparaiso@hotmail.com
    orcuty. bispoparaiso.mvj@orkuty.com jairo e kelly canavieiras bahia

    ResponderEliminar
  6. Somos fabricantes de seladoras à vácuo e fazemos manutenção em qualquer seladora,pegamos a sua usada como parcial de pagamento para uma nova,fabricamos embalagens termo encolhivel.
    visite nosso site,www.mastervac.com.br
    atenciosamente,
    Mauro S.Garcia (11)5631-1567 / 9303-9866

    ResponderEliminar
  7. Estou Interessado em seus Produtos, Gostaria de Receber uma Tabela com Seus Produtos e Preços se Possível. Email p/ Contato é dsribeiro@ymail.com Compro Grande Quantidade, Aguardo Resposta, Grato.

    ResponderEliminar
  8. Exmo Sr

    Somos Agencia Comercial A2 integrada no Comercio de Importação e Exportação sita em Macau

    Estavamos interessada em comercializar os v/produtos, para serem vendidos na Republica Popular da China.

    Com os melhores cumprimentos

    A. Morais
    Director Geral

    Os contactos são:
    A2Trading Agency, Ltd, Import/Export
    Rua de São Lourenço nº6-CA, Edf., Sun Fai, R/CA, Macau.
    P.O. Box 1022 - China
    Tel. +853 6660 5525
    Email; a2tradingmacau@yahoo.com

    ResponderEliminar
  9. boa tarde,acabei de comprar um pedaço de
    queijo,dessa marca e estava estragado e o
    pior e que eles puseram a data de embalagem de hoje.são muito cara de paus.

    ResponderEliminar
  10. Prezado(a)tenho interesse em representar seus produtos na praça do Rio de Janeiro e gostaria de um contato para maiores esclarecimentos,
    Contatar - Sidney
    e-mail - scosta120459@gmail.com
    Tel. 21-75172700

    atte

    ResponderEliminar
  11. Prezados Senhores,



    Somos uma empresa de representação e temos em nosso quadro apenas profissional altamente capacitado na área de vendas de alimentos e bebidas e produtos de higiene e limpeza em geral, motivo pelo qual manifestamos nosso interesse em representá-los, com exclusividade, aqui na cidade de Salvador - Bahia.



    Caso haja interesse por parte de sua empresa, colocamo-nos à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta.


    Agradecemos antecipadamente a atenção.


    Atenciosamente,


    Ano Representação, Distribuição & Serviços Ltda.

    Claudionor Leite
    Diretor Comercial
    email: anoltda@hotmail.com

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde

    Esta possivel de comprar de leite cru de vaca?

    Cumprimentos
    Erwin Maas

    valedesouto@gmail.com

    ResponderEliminar