terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Visita à fábrica de Queijos DAMAR (continuação)



Numa terceira e última fase, os queijos são transferidos para uma outra sala onde voltam a ser lavados e cuja fita volta a ser trocada. Após isto os queijos estão, finalmente, prontos para a sua comercialização.
Como no Inverno a produção de leite é maior devido às condições ambientais e, consequentemente, o rendimento da fábrica também é maior, os queijos produzidos em excesso são encaminhados para uma câmara térmica para aí serem armazenados e serem comercializados em períodos de maior escassez (Primavera/Verão).


Devido à vigilância sanitária que vigora no nosso país, a fábrica é periodicamente sujeita a inspecções sanitárias e os queijos a análises microbiológicas.
É importante ainda mencionar que o leite, ao chegar à fábrica é sujeito a várias análises por parte de funcionários especializados, sendo elas a análise da gordura pelo método de Gerber, a análise da acidez do leite e a análise da constituição do leite de forma a averiguar se este possui ou não inibidores/antibióticos. Caso o leite não corresponda aos níveis estipulados, a produção de queijo desse leite é cancelada.


Achamos que esta pesquisa de campo foi muito enriquecedora para o nosso projecto, além de ter sido muito interessante. Deixamos aqui um muito obrigado à Sra. Adriana Amarelo por nos ter proporcionado esta visita!

Nota: Podem visitar o site da fábrica de queijos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário